Resumo
Ensinar Geografia é muito mais que uma simples discussão
pedagógica. Partindo da pergunta que nos obriga a identificar “qual
seria o significado das disciplinas” ou, em outros termos, “o que
disciplinam as disciplinas” escolares, o presente artigo procura
identificar o significado de escola e as razões pelas quais a Geografia
continua a ser uma disciplina pertencente à maioria dos currículos. Num
diálogo com algumas experiências que desenvolvi tanto no Amapá quanto em
Moçambique e, associando a isso, a minha condição de autor de livros
didáticos e formador de professores de Geografia, dois aspectos são
colocados para o debate: o primeiro deles, refere-se à condição do
discurso geográfico estar associado ao conjunto de relações simbólicas
que nos permitem construir as noções básicas de localização e
pertencimento e, na sequência, o fato de que a escola também
possui uma geograficidade e, portanto, é na tenção relacionada aos
lugares (e seus processos) que as identificam que o discurso
generalizante da chamada “norma culta” cumpre seu papel geral de dar
sentido ao processo civilizatório que pertencemos e insistimos e
continuar a construir.