A IMPORTÂNCIA DA PAISAGEM NA LEITURA DAS ESPACIALIDADES

Lânderson Antóra Barros, Antonio Carlos Castrogiovanni, Christiano Corrêa Teixeira

Resumo


A pesquisa desenvolvida buscou, inicialmente, refletir e (re)textualizar os conceitos de Paisagem através do olhar de diferentes autores. Em um segundo momento procura responder provisoriamente às questões: a Paisagem é informação ou conhecimento? Como transformar a Paisagem em conhecimento espacial? O empírico visto é a Paisagem ou já é abstração? É uma pesquisa de caráter exploratório com reflexão coletiva que se aproxima de uma pesquisa-ação.  A leitura é feita a partir dos princípios hologramático e dialógico da Complexidade. Avaliar as diferentes espacialidades inseridas em temporalidades são fundamentais para que os sujeitos professores possam transformar a Paisagem num refletir a geograficidade existente nos diferentes locais A percepção da Paisagem encaminha para a leitura de espacialidades que revelam os elementos que a compõem: localização, forma, arranjos espaciais, escalas e lugares, (re)construídos e interagidos, contidos em uma parte do espaço que representa o todo, onde a soma das partes é mais que o todo. Assim, parece ser fundamental considerar a dinâmica sócio espacial que envolve os aspectos visíveis e invisíveis, implícitos e explícitos, que falam ou silenciam, de acordo com as subjetividades geográficas do olhar dirigido pelos sujeitos às paisagens, procurando não separar sujeito do objeto percebido. Neste artigo apresentamos algumas das questões já respondidas por esta pesquisa.


Palavras-chave


Paisagem. Arranjo Espacial. Forma. Lugar.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97266

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