EXPLORAÇÕES GEOGRÁFICAS NAS COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS: O PROJETO GÊNESIS COMO SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA DA EXPLORAÇÃO

Lara D'Assunção dos Santos

Resumo


Baseado nos três principais sustentáculos das coleções fotográficas, ideia central, patrocínio e circulação, o presente trabalho tomará a obra Gênesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, como um livro que traz à baila as práticas científicas que vincularam geografia, viagens de expedição (ou exploração) e fotografia. Primeiramente, a imagem será aqui apresentada como importante instrumento de apreensão do mundo. Por torná-lo inteligível, as coleções fotográficas, garantiram larga audiência e permaneceram até os dias atuais, sendo Gênesis uma delas. Posteriormente, será proposta uma análise dos relatos do próprio autor e da mídia jornalística como forma de apresentar a sobrevivência da “cultura da exploração” não só por meio de imagens, mas também através das práticas.

Palavras-chave


Fotografia, Gênesis; Sebastião Salgado; expedição geográfica; cultura da exploração

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DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.49166

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