Caminhos da alimentação escolar no Brasil: análise de uma política pública no período de 2003-2004

Marcia Cristina Stolarski, Demian Castro

Resumo


A pesquisa discorre sobre os modelos de gestão adotados, gargalos observados na operacionalização e inovações implementadas. A metodologia
adotada combinou questionário enviado aos coordenadores estaduais e das capitais e dados do Censo Escolar 2004. Os principais resultados revelam que as administrações estaduais e das capitais adotam quatro formas de gestão: centralização, escolarização, mista e terceirização. Entre os principais gargalos
estão o baixo valor per capita repassado, a não inclusão dos alunos do ensino médio e ensino de jovens e adultos na base de cálculo do repasse, a falta de complementação ou complementação insuficiente de recursos pelos governos estaduais e municipais, a ausência de infra-estrutura nas escolas, a falta de merendeiras, e equipe insuficiente para
monitoramento.

Palavras-chave


Merenda Escolar; Alimentação Escolar; Política Pública

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