VISÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA E MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O artigo procura analisar as tentativas de criação de símbolos
para a nação brasileira, discutindo estas providências principalmente no
Império e no início da República, e coloca letras de compositores da
Música Popular Brasileira (MPB) como sugestões a serem utilizadas na
discussão do tema em sala de aula de Geografia no ensino médio. Escreve
sobre a importância da Geografia neste processo, do uso da natureza e de
imagens cartográficas, em uma tentativa de colocar a Nação como
sinônimo de Estado. Ou seja, procura estabelecer uma ligação, no período
citado, entre o discurso geográfico e a construção da nação brasileira
identificando-a com o Estado. Depois, este texto procura somente
identificar aspectos da visão que se tem do Estado brasileiro através de
letras da MPB, procurando contextualizá-las.
Palavras-chave: Geografia. Nação. Estado. Música Popular Brasileira-MPB. Sala de aula.
Palavras-chave: Geografia. Nação. Estado. Música Popular Brasileira-MPB. Sala de aula.
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Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >