FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o Instituto de Educação do Maranhão (1939-1973)
Resumo
Esta pesquisa analisa a trajetória histórica da
formação de professores no Estado do Maranhão, enfocando
os antecedentes, a criação e
constituição do Instituto de Educação do
Maranhão em 1939, como centro de
referência para a formação do professor
primário, dentro do contexto político e social do Estado Novo,
instituído a 10 de novembro de 1937. A criação do Instituto
de Educação, tida como uma ação modernizante e pautada nos métodos
novos, teve como objetivo principal a fixação de diretrizes políticas e
doutrinais que permitissem ao estado a conformação da sociedade
aos seus postulados, ou seja, certa
preparação política dos cidadãos. As
fontes documentais utilizadas constituem-se de
Legislação, Relatórios da Interventoria
Federal
dirigidos ao Presidente da República,
Livros Atas de Resultados Finais do Curso
Normal do Instituto de Educação, diploma, entre outros, coletadas em
arquivos públicos, privados e na própria
instituição, complementadas por bibliografia
especializada. Para análise das fontes
utilizou-se o método descritivo-analítico.
Concluiu-se que a Escola de Formação
do Professor Primário do Instituto de
Educação
criada como instituição modelo –
“considerando ser o professor pedra
angular da escola progressiva”, é também
reprodutora do sistema social. Já
que sua concepção permite por um lado Instituições modelos,
sediadas em “palácios” e prédio construídos dentro dos
princípios e exigências da pedagogia
moderna, com um currículo cientificista e
propedêutico. Por outro lado permite a existência
de escolas para os “pés-descalços” e liceus
industriais, cujo currículo voltava-se para o ensino e iniciação de
algum tipo de ofício.
Palavras-chave: História da educação no Maranhão. História de instituição escolar. Política educacional. Curso normal.
Abstract
This
research analyzes the historical
trajectory of teacher education in
the state of Maranhão, focusing on the history, creation and
constitution of Maranhão Education Institute in 1939,
as a reference center for the
primary teacher training, within the political and
social context of the New State, established on 10 November 1937. The
creation of the Education Institute, seen as a modernizing action
and guided by new methods, aimed to the establishment of
political and doctrinal guidelines that would allow the state to
spread its postulates, that is, certain political preparation of
citizens. The documentary sources used consists of Legislation, Federal
Interventoria Reports addressed to the President
of the Republic, Minutes of the
Institute of Education
Normal Course Final Results,
diploma, among others, collected in public and private Archives,
within the own institution and complemented
by specialized bibliography. For the sources
analysis we used the descriptive-analytic
method. It was concluded that the Teacher
Training College of the Primary
Education Institute created as a model
institution - "considered the teacher
to be the cornerstone of progressive
school" is also spawning the social
system. Since its conception allows,
on the one hand, models institutions based on
"palaces" built in the principles and requirements of modern
pedagogy and with a scientistic and preparatory curriculum. On the
other hand, it provided schools for
"bare-feet" people and it allowed
the existence of industrial high schools, whose
curriculum turned-for teaching and initiation of some
kind of craft.
Keywords: Maranhão education history. History of school institution. Educational policy. Normal course.
Palavras-chave
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n1p126-141
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