Geografia da modernidade e geografia da pós-modernidade
Palavras-chave:
Geografia, modernidade,
pós-modernidade, ciência, hermenêutica
Resumo
Este trabalho refere-se aos diferentes enfoques epistemológicos que a Geografia assume nestes dois momentos civilizatórios. Parte-se desde os paradigmas impostos pela filosofia positivista e as formas de análise teóricos que se exigiam da Geografia (sr universal e geral em seus conteúdos), até os novos enfoques da relação sujeito-objeto, que admitem o único e o excepcional. A aproximação do sujeito e do objeto permite pluralidades de enfoques e também de interpretações, ao que se dá por denominação de ciência pós-moderna. Ao longo da exposição do trabalho procura-se ver os estudos geográficos inseridos numa visão hermenêutica e aceitando novas interpretações entre o local e a totalidadeDownloads
Publicado
1999-04-24
Como Citar
Lemos, A. (1999). Geografia da modernidade e geografia da pós-modernidade. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (5), 27-39. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123344
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Amalia Inés Geraiges de Lemos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.