A FUNÇÃO DO DISTRITO DE BURITIRANA (MUNICÍPIO DE PALMAS – TO) NO CONTEXTO REGIONAL
Resumo
O principal objetivo desse artigo consiste em analisar a função do distrito sede de Buritirana, pertencente ao município de Palmas, a partir do conceito de centralidade urbana. Para isso, utiliza-se de dados secundários fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesquisas correlatas e observações de campo. Os resultados apontaram que este distrito-sede tem como única função suprir as necessidades imediatas da produção agrícola da região leste do município de Palmas. Esse cenário deve-se a sua semelhança com o Jalapão, microrregião vizinha de base econômica estruturada no agronegócio. Ademais, por possuir um número limitado de estabelecimentos comerciais, subordina-se às circunvizinhas Santa Tereza do Tocantins, Taquaruçú e Taquaralto. Reverte-se esse cenário criando equipamentos coletivos que atraem e intensificam o convívio com essas localidades.
Referências
BESSA, K; CORADO, V. R. A dinâmica recente do segmento de rede urbana no Tocantins: as implicações da construção de Palmas para Porto Nacional. GeoTextos, Salvador, v.7, n.1, p. 31-57, jul/2011.
BRITO, E. P. O papel de Palmas - TO na rede de integração regional. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2009.
Copyright (c) 2017 Revista Tocantinense de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.