ENTRAVES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS-CHAVE DA GEOGRAFIA
Resumo
O homem ao longo de sua história tem produzido transformações ao
espaço natural, este apropriado e alterado em decorrência das
necessidades de uma sociedade que se renova a constantemente. Logo, a
ciência Geografia se propõe a estudar as transformações que se processam
no espaço, sob o viés geográfico. Derivando deste outros conceitos,
tais como: o espaço natural, visto como espaço intocado; o território,
determinado pelas relações de poder; a região, como fator de agrupamento
de espaços semelhantes; o lugar, como espaço dotado de vínculos
afetivos. No contexto social-educacional, é sumamente importante que
aluno apreenda estes conceitos, para que possa construir uma cidadania
que lhe possibilite ler e modificar sua realidade enquanto ser que pensa
criticamente. Nesta pesquisa, propôs-se identificar as dificuldades de
aprendizagem dos conceitos-chave da Geografia, assim como, perceber se
as metodologias utilizadas pelo professor foram adequadas ao contexto da
aula.