EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TURISMO E SUAS MOTIVAÇÕES
Resumo
Este artigo apresenta a evolução histórica do turismo, relacionando-o com suas principais motivações. Não há consenso entre os pesquisadores sobre o início do turismo. Alguns apontam para os gregos, outros para os fenícios, ou os romanos. Entretanto, importante é destacar o crescimento desse fenômeno, cujas motivações foram se transformando em cada período histórico. Na Idade Média, apesar das dificuldades, a religiosidade movia milhares de peregrinos aos lugares santos. A partir do século XV o “tour”, realizado por jovens da elite tinha como objetivo o conhecimento de terras e culturas diferentes. Nos séculos XVII e XVIII, surgem os spas, balneários e estações de esqui, onde a elite tratava da saúde e se divertia. No século XIX, o turista tem suas viagens motivadas pela fuga da paisagem deteriorada das cidades. O século XX, com as conquistas sociais e produção capitalista, produziu o turismo de massa. Hoje, apresenta tendência de crescimento, associado à invenção de novas motivações.
Palavras chaves: Turismo, motivação, sociologia do turismo.
HISTORY OF TOURISM AND MOTIVATIONS
Abstract
This
article presents the historical evolution of tourism associated with
its main motivation. There is no consensus among the researchers
about the start of tourism: some of them point to the Greeks, others to
the Phoenicians or the Romans. However, it is important to show
the growth of this phenomenon, which motivation has been changed in
each historical period. During the middle age era, in spite
of the difficulties, the religiouness took thousands of pilgrims to sain
places. From the 15th century, the tour by the youth of the elite
had as objectives the lands knowledge and different cultures.
During the 17th and 18th century, spas, bathing and skiing resorts
came out, where the elite treated health and also had fun. During
the 19th century, the tourists have their trips motivated through the
escape of a ruined scenery. During the 20th century with the
social conquests and the capitalism production, has produced the bulk
tourism. Today, it presents the tendency of growth, associated
with the invention of new motivations.
Keywords: tourism, motivation, sociology of tourism.
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