O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM NA AMAZÔNIA: UM MOVIMENTO POPULAR NASCENTE DE “VIDAS INUNDADAS”
Resumo
Esse artigo constitui, de forma resumida, o capítulo I de minha
pesquisa de mestrado, intitulada: “Educação Popular do Campo e
Desenvolvimento Territorial Rural na Amazônia: uma leitura a partir da
Pedagogia do Movimento dos Atingidos por Barragem”, realizada no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba
(PPGEUFPB), defendida em julho de 2007. Nesse texto, teço e entrelaço
alguns fios acerca da origem do MAB, para demarcar um divisor de águas
na história da sociedade brasileira, identificando novos sujeitos, novas
demandas e temas, que passam a impulsionar a reconfiguração de novas
contradições e conflitos na dinâmica socioespacial deste país e da
Amazônia, particularmente, em torno do desenvolvimento e da educação do
campo. Para tanto, delimito esse breve percurso e navegar histórico no
município de Tucuruí, no Estado do Pará, a partir da construção da Usina
Hidrelétrica de Tucuruí (UHT). Palavras-chave: MAB, Amazônia,
Desenvolvimento, Educação e Campo.
Palavras-chave
MAB; Amazônia; Desenvolvimento; Educação e Campo.
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INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS