O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM NA AMAZÔNIA: UM MOVIMENTO POPULAR NASCENTE DE “VIDAS INUNDADAS”

Sérgio Roberto Moraes Corrêa

Resumo


Esse artigo constitui, de forma resumida, o capítulo I de minha pesquisa de mestrado, intitulada: “Educação Popular do Campo e Desenvolvimento Territorial Rural na Amazônia: uma leitura a partir da Pedagogia do Movimento dos Atingidos por Barragem”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGEUFPB), defendida em julho de 2007. Nesse texto, teço e entrelaço alguns fios acerca da origem do MAB, para demarcar um divisor de águas na história da sociedade brasileira, identificando novos sujeitos, novas demandas e temas, que passam a impulsionar a reconfiguração de novas contradições e conflitos na dinâmica socioespacial deste país e da Amazônia, particularmente, em torno do desenvolvimento e da educação do campo. Para tanto, delimito esse breve percurso e navegar histórico no município de Tucuruí, no Estado do Pará, a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT). Palavras-chave: MAB, Amazônia, Desenvolvimento, Educação e Campo.

Palavras-chave


MAB; Amazônia; Desenvolvimento; Educação e Campo.

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