Potencial de Uso Conservacionista (PUC) e Uso e Cobertura do Solo na Bacia Hidrográfica do Córrego Guavirá, PR

Adriana Monteiro da Costa, Luiz Henrique da Silva, Victor Cordeiro da Silva, Maíse Soares de Moura, Paula Karen Mota, Bárbara Janine Reis Silva de Araújo

Resumo


A Bacia Hidrográfica é uma importante unidade voltada ao planejamento territorial. Assim, o uso de ferramentas que permitam uma análise integrada deste território, como suporte ao conhecimento dos elementos que o compõem, da sua fragilidade e potencialidade é de fundamental importância para a sua gestão. O Potencial de Uso Conservacionista (PUC), busca a compreensão das relações ambientais para o planejamento do uso do solo, subsidiando a tomada de decisões. Objetivou-se mapear o PUC e uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Córrego Guavirá, PR para avaliar as suas potencialidades e limitações e verificar se a gestão da bacia se faz de forma eficiente. Para tal, foram utilizadas ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. A bacia do Guavirá apresenta, na sua maior parte, Alto e Muito Potencial de Uso Conservacionista, contudo, o uso e ocupação inadequados, com práticas de revolvimento do solo, não manutenção de cobertura vegetal, grandes áreas de pousio, dentre outros, são fatores determinantes para a perda de solo e água por processos erosivos. Assim, torna-se necessária a adoção de práticas de manejo e conservação do solo, conforme as limitações e potencialidades da área de forma a garantir a boa gestão territorial e a sustentabilidade ambiental.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 Perspectiva Geográfica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Perspectiva Geográfica

 


e-ISSN: 1981-4801

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Marechal Cândido Rondon
Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia
Rua Pernambuco, 1777 - Centro
Marechal Cândido Rondon – Paraná - CEP: 85960-000

| revista.pgeografica@unioeste.br |