A REPRODUÇÃO CONTRADITÓRIA DO CAMPESINATO FRENTE A TERRITORIALIDADE DO AGRONEGÓCIO: SUBORDINAÇÕES E RESISTÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO CENTRO-SUL DO PARANÁ/The contradictory reproduction of the peasantry in the central-southern Paraná front of agribu

Djoni Roos

Resumo


O texto objetiva problematizar e debater a territorialidade do agronegócio no interior dos assentamentos rurais, a fim de compreender as conflitualidades, contradições e resistências geradas neste processo. O recorte analítico abrange quatro assentamentos rurais da mesorregião Centro-Sul do Paraná: Celso Furtado no município de Quedas do Iguaçu, Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire e Dez de Maio no município de Rio Bonito do Iguaçu. Todos estes foram conquistados a partir da ocupação do latifúndio Giacomet-Marodin/Araupel. Assim, o estudo dialoga com as contradições e a relação dialética inserida na produção das condições necessárias à reprodução social dos camponeses, ou seja, aponta para os desafios inerentes ao processo de construção do território campesino, bem como, para as estratégias de superação desta condição.


Palavras-chave


território camponês; territorialidade do agronegócio; subordinação ao capital; relação dialética; estratégias de resistência camponesa.territorialidade.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS 
 
          

 Resultado de imagem para gale a cengage company          

 

Resultado de imagem para redibResultado de imagem para DOAJ logo

                         

ExLibris header image




IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada