COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E OS RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS: SOBERANIA E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS
Resumo
Este artigo analisa como diversos autores dentro das teorias de relações internacionais e da geografia política interpretam a cooperação internacional, em especial, no caso dos recursos hídricos. Este mosaico de teorias permite uma compreensão mais abrangente de como ocorre a cooperação internacional para a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços. Para entender o funcionamento da cooperação internacional é necessário também analisar o Estado e sua relação com o território e a soberania estatal, pois os Estados, ao firmarem compromissos, se preocupam em garantir a sua soberania. Finalmente, é analisada a criação de instituições internacionais para a gestão compartilhada dos recursos hídricos transfronteiriços.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.