O continente americano no ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir do estágio supervisionado em geografia

  • Dayane Galdino Brito Universidade Estadual da Paraíba
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Este trabalho analisa o projeto educacional desenvolvido no âmbito do Estágio Supervisionado em Geografia, do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, numa turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Boqueirão-PB, em que o continente americano foi abordado a partir de diferentes estratégias e recursos didáticos. Teve como objetivo promover uma análise crítica da América, a partir dos elementos que permearam o seu processo de produção espacial e as consequências deste em sua organização atual. A partir das atividades, além do interesse que foi despertado, os discentes compreenderam que as diferenças existentes entre a América Latina e América Anglo-saxônica, são resultantes do modo como se inseriram na Divisão Internacional do Trabalho, desde a colonização, demonstrando que a Geografia pode contribuir para uma formação crítica e reflexiva.

Biografia dos Autores

Dayane Galdino Brito, Universidade Estadual da Paraíba
Licencianda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba
Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

 

Publicado
08/08/2017
Como Citar
BRITO, Dayane Galdino; MELO, Josandra Araújo Barreto de. O continente americano no ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir do estágio supervisionado em geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 105 - 119, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/565>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Ensino de Geografia; Estágio; América; Recursos didáticos