O continente americano no ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir do estágio supervisionado em geografia
Resumo
Este trabalho analisa o projeto educacional desenvolvido no âmbito do Estágio Supervisionado em Geografia, do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, numa turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Boqueirão-PB, em que o continente americano foi abordado a partir de diferentes estratégias e recursos didáticos. Teve como objetivo promover uma análise crítica da América, a partir dos elementos que permearam o seu processo de produção espacial e as consequências deste em sua organização atual. A partir das atividades, além do interesse que foi despertado, os discentes compreenderam que as diferenças existentes entre a América Latina e América Anglo-saxônica, são resultantes do modo como se inseriram na Divisão Internacional do Trabalho, desde a colonização, demonstrando que a Geografia pode contribuir para uma formação crítica e reflexiva.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).