CONSUMO CONSCIENTE: O ensino de geografia e o despertar para se tornar um consumidor-cidadão

Helena de Marquet Leal

Resumo


A “cultura do consumo em massas” surgiu nas primeiras décadas do século XX, com o objetivo de salvar a economia dos Estados Unidos de uma profunda recessão. Esse modelo de cultura é seguido até hoje, sem consentimento nenhum sobre os impactos gerados ao ambiente, as relações sociais, aos animais e aos próprios seres humanos para que esse estilo de vida se mantenha. O objetivo desse artigo é de refletir sobre o consumo consciente na construção de outra cultura de consumo. Como esse movimento de consumidores representaria uma nova forma de política, no sentido de recolocar a questão da política na esfera da vida privada. E de como relacionar esse despertar de consciência ao ensino de geografia, a fim de tornar o aluno um consumidor-cidadão responsável pela transformação do meio em que vive.


Palavras-chave


Consumo consciente, despertar de consciência, cidadania

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870.