O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA ESCOLHA PROFISSIONAL DOCENTE POR MULHERES
Resumo
Este artigo faz alusão ao
papel das representações culturais na
construção da identidade e na escolha da profissão por mulheres
professoras e está subdividido em três subtítulos. O primeiro diz
respeito a uma breve retrospectiva do papel da mulher na
sociedade, o segundo se refere à
docência e ao processo de construção
da identidade profissional, e o terceiro faz
alusão à identidade e à escolha da
profissão docente sob a ótica das representações das mulheres
professoras. Tem-se por objetivo refletir acerca das
representações das mulheres professoras
sobre a identidade e a escolha da
profissão. Utilizamos como procedimentos
metodológicos, os grupos focais com
práticas de leitura e produção
textual. Nessa perspectiva, buscou-se fundamento
na teoria das representações em Chartier, da
identidade em Dubar e da profissão docente em Nóvoa. Por meio desta
pesquisa concluiu-se que a vocação ou a
identificação com a docência
no decorrer da experiência profissional foram essenciais para a escolha
ou, até mesmo, a permanência na profissão.
Palavras-chave: Mulher. Identidade. Docência.
Abstract
This
article alludes to the role of cultural representations of identity and
the choice of the profession by the teachers
women and is divided into three
sections. The first concerns a brief review of the role of women
in society, the second relates to teaching and the
professional identity construction process and the third
refers to the identity and the choice
of the teaching profession from the
perspective of women‟s representation teachers.
If has been intended reflect about
the representations of women teachers on
identity and the choice of profession.
We use as instruments, focus groups with
reading practices and textual production.
In this perspective, we sought to ground the
theory of representation in Chartier, identity in
Dubar and the
teaching profession in Nóvoa. The present study
it was concluded that the vocation or identification with the teaching
in the course of professional experience were essential to choose or
even to remain in the profession.
Keywords: Woman. Identity. Teaching.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n1p142-157
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