A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A POSSIBILIDADE DE INFLUENCIAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÃNEA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução a análise do discurso. 2. ed. rev. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. [Trad. Sandra Trabucco Valenzuela]. São Paulo: Cortez, 2002.
DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na Psicologia de A. N. Leontiev. A psicologia de A. N. Leontiev e a educação na sociedade contemporânea. Campinas, SP: Cortez, Cadernos CEDES, V. 24, n.62, 1. ed., abr. 2004.
FREITAS, Maria Tereza. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, Maria Tereza; JOBIM e SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção questões da nossa época; v. 107)
FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Vygotsky e Bakhtin. Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.
JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
MARQUES, Mário Osório. Escola, aprendizagem e docência: imaginário social e intencionalidade política. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
MATENCIO, Maria de Lourdes. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. 3. ed. Campinas, SP: Ed. Mercado de letras, 2002. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade)
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.
OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento. Formação Inicial e Continuada dos Professores: Implicações em sua Prática Pedagógica. In: ______. (Org.). Trabalho docente: os professores em formação. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2003. (Estudos em educação)
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Educação e conhecimento)
SANTIAGO, Anna Rosa F. Projeto político-pedagógico da escola: desafio à organização dos educadores. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. . (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
TARDIF, Maurice. O trabalho docente: elementos para uma teoria como profissão de interações humanas. [Trad. João Batista Kreuch]. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. [Trad. Jefferson Luiz Camargo]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Psicologia pedagógica. [Trad. Paulo Bezerra]. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Psicologia e pedagogia)
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 GEOFRONTER
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.