LEVANTAMENTO PRELIMINAR DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DA AVENIDA PARQUE DO BARBADO EM CUIABÁ-MT
Resumo
Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso, é um caso de cidade
em que o desenvolvimento urbano se estabeleceu de forma desordenada,
tanto pela má gestão administrativa, quanto pela falta do planejamento e
da fiscalização que não acompanharam o seu crescimento populacional
contínuo. A cidade tornou-se palco de um processo de apropriações
desiguais do espaço urbano, onde parte da população, desfavorecida
economicamente, se apropriou de locais indevidos, vivendo em conflito
com aspectos legais e muitas vezes em áreas de risco. Com a vinda
da Copa no ano de 2014, e sendo uma das cidades sedes dos jogos, passou
por uma série de transformações, muitas das quais no setor de mobilidade
urbana, com o intuito de melhorar o acesso aos atrativos da cidade e
desafogar o trânsito em algumas regiões críticas. Nesse contexto, foi
retomado o projeto da Avenida Parque do Barbado que daria maior fluxo
entre as regiões do CPA e do Coxipó. O projeto é antigo e possuí uma
particularidade já que a avenida é projetada sob a Área de Proteção
Permanente do Córrego do Barbado, ocupada ilegalmente e em grande parte
degradada por tais ocupações e pela recepção de lixos e esgoto. Diante
disso, uma série de fatores barrou o andamento imediato das obras,
dentre eles a desapropriação de 579 famílias constatadas no diagnóstico
socioeconômico realizado pela SECOPA em parceria com a UFMT no ano de
2011, além dos impactos socioambientais causados pela implantação da
avenida. Contudo, com o alvoroço da Copa, a Secretaria Municipal de Meio
Ambiente concedeu a Licença Ambiental que deliberou o inicio das obras
de um trecho de 1,7 km da avenida que não necessitaria de
desapropriações, isso sem nem mesmo considerar um Estudo de Impacto
Ambiental, alegando que o local já estava impactado. Em outro trecho do
córrego alguns moradores foram desapropriados, porém com a falta de
verba para o ressarcimento dos residentes e para estruturar a via, as
obras ainda não foram concluídas. O presente trabalho tem como proposta
relatar os impactos socioambientais constatados em um diagnóstico
realizado em período prévio ao início das obras e identificar os
possíveis impactos causados durante e depois da implantação da avenida.
Foi possível identificar, mesmo com a APP já impactada, um potencial
significativo de impactos ocasionados pelas obras e previstos pelo uso
da avenida.
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