CULTURA E NATUREZA NAS SOCIEDADES MODERNAS: ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE HOMEM E NATUREZA NAS SOCIEDADES PRODUTORAS DE MERCADORIAS

  • Adriana Marques Rocha Universidade Estadual do Ceará
  • José do Egito Araújo da Mota
Palavras-chave: Cultura. Natureza. Mercadoria. Espetáculo.

Resumo

 

O objetivo deste trabalho é entender como as sociedades em suas diferentes culturas se relacionaram com a natureza. Por esse viés objetivamos elaborar uma análise dos conceitos de cultura e natureza, especificamente nas sociedades produtoras de mercadorias. No caminho metodológico foram utilizados os conceitos de mercadoria e espetáculo, de Marx e Debord, respectivamente. Essas categorias expressam o modelo de vida dominante nas sociedades modernas. A elaboração deste ensaio compreendeu três momentos: o primeiro com a seleção e definição do objeto a ser estudado. O segundo correspondeu à revisão da literatura. O último momento foi a organização e interpretação da bibliografia selecionada, que levaram a teorizar o objeto, explicá-lo, o que possibilitou chegar às conclusões contidas nesse trabalho. Quanto à sua estrutura de exposição está constituída em quatro partes, a saber: na primeira, apresenta-se o objeto e justifica-se a pesquisa. Na segunda, analisa-se o conceito de cultura e especificamente de cultura da mercadoria. A terceira parte enfoca, especialmente, o conceito de natureza sob a lógica da cultura da mercadoria. E finalmente, conclui-se que sob a lógica da cultura da mercadoria a natureza é negada quando os ecossistemas são destruídos e as verdadeiras necessidades humanas são submetidas à lógica da valorização.

Downloads

Biografia do Autor

Adriana Marques Rocha, Universidade Estadual do Ceará
Bacharel e licenciatura e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
José do Egito Araújo da Mota
Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista em Administração Escolar pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Publicado
2011-04-30
Como Citar
Rocha, A., & Mota, J. (2011). CULTURA E NATUREZA NAS SOCIEDADES MODERNAS: ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE HOMEM E NATUREZA NAS SOCIEDADES PRODUTORAS DE MERCADORIAS. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (30), 150-158. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74238
Seção
Artigos