CULTURA E NATUREZA NAS SOCIEDADES MODERNAS: ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE HOMEM E NATUREZA NAS SOCIEDADES PRODUTORAS DE MERCADORIAS
Resumo
O objetivo deste trabalho é entender como as sociedades em suas diferentes culturas se relacionaram com a natureza. Por esse viés objetivamos elaborar uma análise dos conceitos de cultura e natureza, especificamente nas sociedades produtoras de mercadorias. No caminho metodológico foram utilizados os conceitos de mercadoria e espetáculo, de Marx e Debord, respectivamente. Essas categorias expressam o modelo de vida dominante nas sociedades modernas. A elaboração deste ensaio compreendeu três momentos: o primeiro com a seleção e definição do objeto a ser estudado. O segundo correspondeu à revisão da literatura. O último momento foi a organização e interpretação da bibliografia selecionada, que levaram a teorizar o objeto, explicá-lo, o que possibilitou chegar às conclusões contidas nesse trabalho. Quanto à sua estrutura de exposição está constituída em quatro partes, a saber: na primeira, apresenta-se o objeto e justifica-se a pesquisa. Na segunda, analisa-se o conceito de cultura e especificamente de cultura da mercadoria. A terceira parte enfoca, especialmente, o conceito de natureza sob a lógica da cultura da mercadoria. E finalmente, conclui-se que sob a lógica da cultura da mercadoria a natureza é negada quando os ecossistemas são destruídos e as verdadeiras necessidades humanas são submetidas à lógica da valorização.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.