As contradições do cerceamento das políticas públicas para a educação do campo em Três Lagoas (MS): Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin e Escola Municipal Profa. Elma Garcia Lata Batista / Las contradicciones de la reducción de las políticas p
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Resumo
Esse artigo é resultado de reflexões realizadas a partir do Grupo
de Estudos Terra-Território (Gett), vinculado ao Laboratório de Estudos
Territoriais (Labet), e, também, da participação como integrante do
Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território Rural do Bolsão
(NEDET), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),
envolvendo temas que permearam a questão agrária e a educação do campo. O
município de Três Lagoas (MS) é o recorte espacial deste estudo,
localizado no Território Rural do Bolsão, no Leste de Mato Grosso do
Sul. No âmbito municipal três-lagoense, houve forte industrialização nos
últimos anos e as escolas rurais tornaram-se alvos das empresas do
setor de celulose, uma vez que as ações governamentais em territórios de
grande concentração fundiária são praticamente diminutas. Portanto, o
objetivo deste trabalho é analisar as políticas públicas e toda a sua
articulação para efetivação de ações dos governos federal, estadual e
municipal e se estão em consonância com os princípios norteadores e
direitos da educação dos sujeitos do campo, na Escola Estadual Afonso
Francisco Xavier Trannin (Distrito Arapuá) e na Escola Municipal Profa.
Elma Garcia Lata Batista (Distrito de Garcias), situadas no município de
Três Lagoas (MS).Â
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Como Citar
de Macedo Sanches, F. R., & Nardoque, S.
(2019). As contradições do cerceamento das políticas públicas para a
educação do campo em Três Lagoas (MS): Escola Estadual Afonso Francisco
Xavier Trannin e Escola Municipal Profa. Elma Garcia Lata Batista / Las
contradicciones de la reducción de las políticas p. CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 13(31 Dez.). https://doi.org/10.14393/RCT133111
Edição
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Artigos
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