Análise das concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre insetos, por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo

Kelly Oliveira do Amaral, Miguel de Araujo Medeiros

Resumo


Este trabalho teve como objetivo, a análise das concepções sobre insetos de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, em Porto Nacional, TO. Para analisar as concepções dos estudantes, adotou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que o termo “inseto” é empregado para classificar diversos animais, sendo eles pertencentes ou não a Classe Insecta. A classificação fornecida pelos estudantes se fundamenta em estruturas morfológicas externas e alguns hábitos de vida. Foram fornecidos também, conceitos que são associados à repulsão, nocividade, medo e aversão. Mas aspectos positivos sobre os insetos também foram citados, tais como a importância para a manutenção e equilíbrio dos sistemas naturais e a participação na produção de alimentos e medicamentos para a medicina terapêutica. Os resultados deste trabalho indicam que fatores culturais influenciam grandemente nas concepções sobre insetos, apresentadas pelos estudantes.


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