DE MALAS PRONTAS PARA A ANTÁRTICA

Carina Petsch, Rafaela Mattos Costa, Luiz Felipe Velho, Kátia Kellem da Rosa

Resumo


Quando se aborda o tema “Antártica”, a grande dificuldade é “aproximar” o aluno desse ambiente e permitir sua inserção, de modo que possa usar o conhecimento de filmes, jornais e mídia online para construir suas reflexões sobre o continente. Assim, o objetivo desta pesquisa é abordar alguns conceitos e características do continente antártico por meio de uma oficina lúdica. O método consistiu em quatro etapas: na primeira os alunos foram convidados a compor uma possível “mala” para levar à Antártica, colando numa folha, itens que julgaram importantes para uso nesse ambiente; no segundo momento, os mediadores da oficina realizaram uma discussão sobre quais itens eram realmente utilizados na Antártica no que tange a: transporte, alimentação, higiene pessoal, moradia e pesquisa científica; na terceira e quarta fases, após a discussão, os alunos puderam vestir roupas da expedição e adentrar nas barracas para “sentir” o continente. Os alunos se demonstraram empolgados e até os mais desinteressados participaram. Os resultados mostram que os alunos retratam a Antártica igual ao que é visto em filmes, trazendo elementos da paisagem do pólo norte, com iglus, inuits, caça e pesca de animais para sobrevivência. Outro fator que merece destaque, é que tanto nos aspectos de comunicação quanto transporte, os alunos julgam a Antártica como um continente inóspito.


Palavras-chave


Antártica. Oficinas lúdicas. Geografia polar

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97530

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