A QUÍMICA, O IMAGINÁRIO E AS CRIANÇAS: notas sobre o currículo pós-moderno
Resumo
CHEMISTRY, IMAGINARY AND CHILDREN: notes on the post-modern curriculum
LA QUÍMICA, EL IMAGINARIO Y LOS NIÑOS: notas sobre el currículo pós-moderno
A elaboração de propostas pedagógicas para o trabalho com crianças deve ocorrer em consonância com o contexto histórico em que elas estejam inseridas. Nesse sentido, as práticas desenvolvidas em décadas anteriores ainda permeiam o currículo da educação infantil e do ensino fundamental, acarretando incompatibilidade entre estes corpos e subjetividades. Em meio às atuais políticas de alterações curriculares, faz-se necessário um olhar mais aprofundando para as questões que envolvem a escola, o currículo e o planejamento educacional, haja vista que a abordagem construtivista, ainda que estabelecida em décadas anteriores, respalda teoricamente a elaboração de propostas metodológicas para a educação. Assim, propõe-se a realização de atividades envolvendo experimentos químicos, buscando-se as representações no plano mental que ampliem a curiosidade, viabilizem explorações do mundo físico e novas abstrações. Defendo o ensino de química para crianças, não com um trabalho excessivo com conteúdo de elevado nível de abstração, mas com temáticas compatíveis com o grau de desenvolvimento psicológico destas crianças. Abordagens experimentais que envolvem a química nas primeiras séries de escolarização, sendo alternativas viáveis e possíveis para ampliar as formas de construção e de conhecimento na infância.
Palavras-chave: Química; Experimentos; Construtivismo; Infância.
ABSTRACT
The
elaboration of pedagogical proposals applied for children must occur in
consonance with the historical context in which the children are
inserted. In this sense, practices developed during the last decades
still permeate the curriculum in elementary and middle education,
leading to an incompatibility between these scenario and subjectivities.
In the midst of the current curriculum change policies, a deeper look
at the issues surrounding school, curriculum, and educational planning
is needed. The constructivist approach, although established in previous
decades, theoretically supports the elaboration of methodological
proposals for education. This work proposes that activities involving
chemical experiments are carried out, aiming at the creation of
representations in the mental plane which will ultimately broaden the
curiosity of the child, performing explorations of the physical world
and allowing for new abstractions. The authors defend the teaching of
chemistry for children, not with excessive work on contents with a high
level of abstraction, but with themes compatible with the degree of
psychological development of these children. Experimental approaches
involving chemistry in the first grades of schooling are feasible and
possible alternatives for expanding the forms of knowledge and of
construction in the childhood.
Keywords: Chemistry; Experiments; Constructivism; Childhood.
RESUMEN
La
elaboración de propuestas educativas para el trabajo con los niños debe
realizarse en consonancia con el contexto histórico en el que viven
estos niños. En ese sentido, las prácticas desarrolladas en décadas
anteriores todavía permean el currículo de la educación infantil y
primaria, lo que resulta en una incompatibilidad entre estos cuerpos y
subjetividades. En medio de las actuales políticas de cambios
curriculares, se hace necesaria una mirada más profunda a los temas
relacionados con la escuela, el currículo y la planificación de la
educación, teniendo en cuenta que el enfoque constructivista, aunque
establecido en décadas anteriores, respalda teóricamente la elaboración
de propuestas metodológicas para la educación. Así, se propone la
realización de actividades envolviendo experimentos químicos, buscando
representaciones en el plano mental que amplíen la curiosidad, permitan
el descubrimiento del mundo físico y nuevas abstracciones. Defiendo que
se enseñe química a los niños, no con un trabajo excesivo con contenido
de alto nivel de abstracción, pero con temáticas compatibles con el
grado de desarrollo psicológico de estos niños. Enfoques experimentales
que envuelven a la química en los primeros años de escolarización, como
alternativas viables y posibles para ampliar las formas de construcción
del conocimiento en la infancia.
Palabras clave: Química; Experimentos; Constructivismo; Infancia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p57-69
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ISSN 2446-6549
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