A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
THE ACADEMIC OF THE SCHOOL PSYCHOLOGIST IN THE PREVENTION OF LEARNING DIFFICULTIES IN CHILDREN EDUCATION
LA EJECUCIÓN DEL PSICÓLOGO ESCOLAR EN DIFICULTADES DE APRENDIZAJE EN LA PREVENCIÓN DE EDUCACIÓN INFANTIL
O artigo busca analisar a atuação do psicólogo escolar do Programa Saúde nas Escolas (PSE) da Prefeitura do Rio de Janeiro, na prevenção de dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil, visto que, na prática das escolas acompanhadas através dos encaminhamentos realizados pelas professoras e coordenação/gestão, muitas das “queixas” apresentadas estão vinculadas à área de dificuldades de aprendizagem. Em geral, as crianças no Ensino Fundamental apresentam atraso no desenvolvimento escolar, embora estejam em turma compatível com sua faixa etária. Com isso, é necessário nos voltarmos para a atuação cada vez mais precoce na modalidade de Educação Infantil, por ser esta a primeira etapa da educação básica e uma fase de descoberta, desenvolvimento de habilidades e socialização. Este trabalho tem como objetivo avaliar como o psicólogo escolar intervém na prevenção das dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil dentro da perspectiva e interface de educação e saúde. Os procedimentos metodológicos foram realizados de forma qualitativa, sendo de cunho bibliográfico-documental, baseado na revisão e análise dos documentos referentes aos conceitos deste estudo, bem como através do relato de experiência do período de atuação como psicóloga deste projeto, em 11 escolas do amanhã que trabalham com o segmento da Educação Infantil, situadas na 8º CRE (Bangu), no município do Rio de Janeiro. Percebe-se que o projeto do PSE tem sido uma maneira dos profissionais de Saúde contribuir com a saúde integral desta população em questão, assim como de promover a prevenção de dificuldades das crianças.
Palavras-chave: Psicólogo Escolar; Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem; Infância.
ABSTRACT
The
article aims to analyze the performance of the School Psychologist of
the Health Program in Schools (PSE) of the City of Rio de Janeiro, in
the prevention of learning difficulties in Early Childhood Education,
since the practice of the attended schools, through the articles written
by teachers and coordination / Management, many of the "complaints"
presented, are linked to the area of learning difficulties. In general,
children in elementary school are delayed in school development,
although they are in a class compatible with their age group. With this,
it is necessary to turn to the increasingly precocious performance in
the modality of Early Childhood Education (because it is the first stage
of basic education), and this is a phase of discovery, development of
skills and socialization. This article aims to evaluate how the School
Psychologist intervenes in the prevention of learning difficulties in
Early Childhood Education within the perspective and interface of
education and health. The methodological procedures were carried out in a
qualitative way, a bibliographical-documentary nature, based on the
review and analysis of the related documents of the concepts of this
study, as well as through the experience report of the period that I
worked as a Psychologist of this project, in 11 “schools of tomorrow”.
Which work with the segment of “kindergarten”, located in the 8th CRE
neighborhood of Bangu, in the city of Rio de Janeiro. It can be notice
that the PSE project has been a way for Health professionals to
contribute to the full health of this population, as well as a way to
promote the prevention of children's difficulties.
Keywords: School Psychologist; Prevention of Learning Difficulties; Childhood.
RESUMEN
El
artículo pretende analizar el desempeño del Programa de Salud Escolar
psicólogo en las escuelas (PSE) de la Municipalidad de Río de Janeiro,
en la prevención de dificultades de aprendizaje en el jardín de
infantes, ya que en la práctica las escuelas monitoreadas a través de
referencias de los maestros y la coordinación / gestión, muchas de las
"quejas" presentadas, están relacionados con el área de las
discapacidades de aprendizaje. En general, los niños en la escuela
primaria han retrasado el desarrollo de la escuela, a pesar de que están
en la clase consistente con su grupo de edad. Por lo tanto, es
necesario recurrir a la intervención cada vez más temprana en la forma
de la educación inicial (como la primera etapa de la educación básica), y
que se trata de una fase de descubrimiento, desarrollo de habilidades y
socialización. Este artículo tiene como objetivo evaluar cómo el
psicólogo escolar involucrado en la prevención de problemas de
aprendizaje en la educación de la primera infancia desde la perspectiva y
la educación y la interfaz de la salud. Los procedimientos
metodológicos se llevaron a cabo de una manera cualitativa, y la
naturaleza bibliográfica y documental, basado en la revisión y análisis
de los documentos relacionados con los conceptos de este estudio, así
como a través del período del informe experiencia que trabajaba como
psicólogo para este proyecto en 11 escuelas del mañana trabajar con el
segmento de la educación infantil, situada en la 8ª CRE (Bangú), en el
municipio de Río de Janeiro. Se observa que el proyecto de PSA ha sido
un camino para los profesionales de la salud que contribuyen a la salud
general de esta población en cuestión, así como una forma de promover la
prevención de las dificultades de los niños.
Palabras clave: Psicólogo de la Escuela; Prevención de Problemas de Aprendizaje; Infancia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p304-321
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |